Excelente notícia para os/as funcionários/as da Educação!
Como resultado da mobilização da CNTE, SINDIUPES e demais entidades filiadas, o Ministério da Educação-MEC vai retomar o Profuncionário/Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público.
Uma Portaria do MEC será publicada em breve com todas as normas e orientações para que os/as profissionais voltem a contar com os cursos de formação.
A retomada do Programa é uma grande conquista para a categoria e é um dos resultados do Ato Nacional em Defesa da Educação Pública realizado na última quarta-feira (9), em Brasília, com a participação de milhares de trabalhadores/as em educação.
Histórico
Criado em 2007, o Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (ProFuncionário) foi, por muitos anos, um dos principais meios na formação em serviço de profissionais de escolas das redes públicas de ensino.
Ao longo do tempo de vigência, beneficiou milhares de profissionais que atuavam em áreas de gestão escolar, alimentação escolar, multimeios didáticos e infraestrutura escolar, oferecendo cursos técnicos de capacitação em nível médio.
Em 2010, chegou a ser ampliado e passou a oferecer cursos de nível superior, priorizando a formação continuada dos/as profissionais.
Entretanto, a partir de 2016, sofreu uma desaceleração, sendo interrompido em quase todos os municípios brasileiros.
A Secretaria de Funcionários/as do SINDIUPES considera a retomada do Profuncionário uma medida fundamental para implementar uma política de formação e valorização desses profissionais que são essenciais na construção de uma Educação Pública de Qualidade.
Fonte: CNTE