Rua Gama Rosa    216    Centro    Vitória-ES
27 3421-2400

SINDIUPES e UFES acompanham projeto no Quilombo do Linharinho, no Sapê do Norte/ES

Seta
09/12/2024
Por Comunicação


A Direção do SINDIUPES segue desenvolvendo ações com o intuito de avançar na construção de uma educação mais inclusiva e plural, em busca da superação das desigualdades étnico-raciais.

No dia 07 de dezembro, integrantes da Diretoria Executiva do Sindicato participaram de um projeto de visitação e acompanhamento das atividades no Quilombo do Linharinho, localizado na região do Sapê do Norte, no município de Conceição da Barra, no norte do Estado.

Representaram o SINDIUPES os/as diretores/as Christovam Mendonça, Salomé de Sá, Dorzília Vaz e Paulo Teixeira, que, junto a professores/as da base e à professora Drª Patrícia Rufino, do Departamento de Educação Política e Sociedade/Pesquisadora da Educação no Campo da Educação em Territórios Quilombolas, tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o projeto e assistir à celebração do Ponto de Memória Jongo de Santa Bárbara.

Marco histórico na região do Sapê do Norte e das tradições quilombolas capixabas, o Ponto de Memória é guardado e protegido pela mãe Gessi Cassiano, matriarca que mantém as tradições e religiosidade do povo quilombola da região Norte do Espírito Santo.  O espaço, construído em estuque, recebe visitas de estudantes e educadores/as, além de trabalhar com oficinas dos saberes quilombolas.

Mapeamento

O SINDIUPES atua junto à UFES para a realização do mapeamento das escolas quilombolas no Espírito Sanro e, com mais essa iniciativa, o Sindicato reafirma o seu compromisso com uma Educação para as Relações Étnico-Raciais e a defesa de uma educação efetiva nos espaços e territórios quilombolas.

Ressalta-se que esse projeto está em consonância com a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola, criada pelo Ministério da Educação ( Portaria nº 470/2024), que objetiva implementar ações e programas educacionais destinados à superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo nos ambientes de ensino, bem como à promoção da política educacional para a população quilombola.

 

Categoria(s): Geral

Ultimas Notícias

Avisos

Sindiupes