Piso é Lei. Exigimos dos prefeitos e governador o reajuste do Piso do Magistério e a valorização na Carreira para todos profissionais!
Com esse lema, o SINDIUPES intensificará suas ações de luta visando fortalecer a Mobilização Nacional pela Educação, marcada para o dia 16/03 (quarta-feira) e convocada pela CNTE-Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.
Tendo como objetivos principais garantir o reajuste de 33,24% do Piso Salarial em 2022 e a aplicação na Carreira em todos os níveis e referências, o Sindicato irá ocupar com diversas ações as redes, mídias comerciais, redes sociais, espaços de debate e negociações.
Live
Como parte dessa ampla mobilização em defesa da categoria, será realizada uma Live com a participação de Gaudêncio Frigotto, professor adjunto da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da UERJ-Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Noêmia Simonassi, integrante da Diretoria Executiva do SINDIUPES, contando com mediação de Lorraine Rangel, coordenadora da Região Serrana.
A Live acontecerá às 19h com transmissão pelo Facebook e YouTube do SINDIUPES.
Mas as ações não param por aí: haverá veiculação de propagandas e spots em emissoras de televisão e rádio, bem como divulgação de vídeos com mensagens gravadas pelos/pelas diretores/as sindicais, reafirmando a importância do reajuste anual no valor do Piso e da valorização na Carreira.
Projeções
Outra importante atividade será uma intervenção urbana, na noite do dia 16/03 (quarta-feira), com a projeção de frases nas fachadas de prédios da Grande Vitória.
A intenção é chamar a atenção da sociedade para a realidade do Piso do Magistério no Espírito Santo, além de cobrar dos prefeitos capixabas e do governador do Estado o cumprimento da Lei 11.738/2008.
Nessa mesma linha de intervenção urbana, o Sindicato disponibilizará um caminhão equipado com painéis de LED que circulará pelas principais avenidas da Região Metropolitana, transmitindo mensagens e vídeos do Sindicato com ênfase na Lei do Piso, que representa uma conquista histórica dos/as trabalhadores/as em educação.
Audiências
Além das atividades do dia 16/03, o SINDIUPES dará seguimento à mobilização e buscará apoio junto às Câmaras de Vereadores e Assembleia Legislativa Estadual para a realização de Audiências Públicas nos municípios com a finalidade de debater a Lei do Piso e garantir a valorização dos/as trabalhadores/as em educação.
É preciso ressaltar que, no Espírito Santo, mais de 80% dos municípios não cumprem a Lei do Piso e, em muitas redes municipais, assim como no Estado, é concedido apenas uma complementação para chegar ao valor do Piso.
Isso é um total desrespeito à categoria, e é contra essa situação de desvalorização profissional e descaso com a Educação Pública que, neste dia 16/03, o SINDIUPES, a CNTE e demais entidades filiadas estarão juntos, fortes e unidos, mais uma vez nessa importante Mobilização Nacional em defesa dos/as trabalhadores/as.
– Cumprimento do piso do magistério 2022 (R$ 3.845,63 e 1/3 de jornada extraclasse) em todas as redes escolares.
– Regulamentação do piso salarial dos profissionais da educação (art. 206, VIII da Constituição Federal).
– Valorização dos planos de carreira, contratações por concurso público e contra a Terceirização na educação.
– Revogação do “Novo Ensino Médio” excludente e de formação minimalista dos estudantes
– Contra a Militarização escolar, o homeschooling (educação domiciliar) e a Lei da mordaça (Escola sem Partido).