Em períodos de crise sanitária ou em campanhas regulares, as vacinas têm sido um instrumento fundamental para garantir saúde, bem-estar e proteção à vida.
Nesse sentido, o SINDIUPES alerta os/as trabalhadores/as em educação sobre a importância da imunização nas atuais campanhas de vacinação contra a COVID-19 e Gripe.
Para a gripe, a vacina oferecida este ano é a trivalente e protege contra três subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B.
Neste ano, o Espírito Santo registrou, até 25 de maio, 301 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza e 26 óbitos.
A dose contra a Influenza pode ser aplicada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a da Covid-19.
Os/as professores/as e demais trabalhadores/as em educação fazem parte do grupo prioritário, e a vacina está disponível para toda a população com mais de seis meses de idade.
Covid-19
A vacina bivalente contra a COVID-19 está sendo aplicada em pessoas acima de 18 anos.
Nesse caso, é necessário que a pessoa tenha recebido, no mínimo, duas doses de vacinas Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer, e que a última dose tenha ocorrido há pelo menos quatro meses.
O principal objetivo da imunização é reduzir os sintomas da doença, especialmente na população mais vulnerável, que pode evoluir para formas graves e morrer em decorrência da doença.
É importante lembrar que, durante a pandemia da COVID-19, o SINDIUPES atuou, permanentemente, para garantir a inclusão dos/as trabalhadores/as em educação nos grupos prioritários da vacinação, uma grande conquista que contribuiu de forma decisiva para a proteção à saúde e à vida da categoria e de toda a comunidade escolar.
Fique atento!
Para se vacinar, procure uma unidade de saúde.
Em alguns municípios, as vacinas também são aplicadas em shoppings e centros comerciais durante os finais semana.
Proteja-se e proteja os/as outros/as!
Vacina salva vidas!