SINDIUPES participa de Seminário da Internacional de Serviços Públicos sobre negociação coletiva

05/09/2024

A negociação coletiva é um instrumento fundamental para garantir direitos aos/às trabalhadores/as, melhorar as condições de trabalho e conquistar avanços nas relações de trabalho.

Com o propósito de aprofundar os conhecimentos nessa área e buscar avanços para a nossa categoria, o SINDIUPES esteve presente no Seminário Regional Os Desafios da Negociação Coletiva no Setor Público, evento organizado pela Secretaria Regional do PSI-Internacional de Serviços Públicos com o apoio da Coordenação de Sindicatos Argentinos Filiados ao PSI.

Realizado entre os dias 2 e 4 de setembro, na cidade de Buenos Aires, Argentina, o evento reuniu um grupo significativo de lideranças sindicais relevantes com capacidade de decisão e influência para impulsionar e promover a negociação coletiva no setor público.

Foram três dias de intensos debates e formação com os objetivos de diagnosticar os avanços e retrocessos produzidos nos últimos anos em termos de negociação coletiva no setor público, além de compartilhar experiências e estratégias de abordagem e estabelecer um roteiro para promover avanços significativos nos próximos cinco anos.

Representaram o SINDIUPES os/as diretores/as Adriano Albertino, Christovam Mendonça, Dhiego Mattos, Jerusa Gujanwski e Maria Firme, além da presença do consultor político Marcelo Chagas.

Todas essas ações fazem parte de um trabalho conjunto com o Consórcio para a Liberdade Sindical – CLS, experiência de trabalho colaborativo com a Confederação Sindical das Américas – CSA, o Centro de Solidariedade AFL/CIO e a ICM-Internacional Construção Mundial.

O Seminário Os Desafios da Negociação Coletiva no Setor Público integra o Programa de Ação PSI e  terá desdobramentos nos debates da Conferência Regional Interamericana a ser realizada em Bogotá/Colômbia, no mês de novembro de 2024, sendo mais um importante passo para a fortalecer os laços de solidariedade entre as entidades sindicais e a unidade dos/as trabalhadores/as das Américas.

Clique nas imagens, abaixo, e confira os principais registros do evento: