“Pensar e organizar as ações de luta para 2025 em conjunto com nossas lideranças e colaboradores com os objetivos de defender direitos e alcançar novas conquistas para os/as trabalhadores/as em educação no Espírito Santo”, Diretoria Colegiada Sindiupes.
Com o tema Na formação conquistamos nossa integração, o SINDIUPES realizou nestes dias 17 e 18 de dezembro o seu Planejamento Estratégico 2025, com a presença de 350 participantes – entre membros da Diretoria Colegiada, ex-diretores/as do sindicato, coordenadores/as municipais, professores/as convidados, funcionários/as do sindicato e representantes de entidades parceiras.
Foram dois dias de intensos debates, palestras e painéis formativos com todas as atividades acontecendo no SESC, em Guarapari.
O evento proporcionou oportunidades de conhecimentos e troca de experiências, mostrou como funciona a estrutura do sindicato e apresentou os novos projetos e a expectativa para as ações que serão realizadas em 2025, além de grandes momentos de integração e homenagens.
Ferramenta essencial
O Planejamento Estratégico é uma ferramenta essencial para organizar e fortalecer a luta dos trabalhadores e trabalhadoras em educação.
Esse conceito foi reafirmado na mesa de abertura do evento, no dia 17/12, com a presença de Paulo César Borba, dirigente da CUT/ES (Central Única dos Trabalhadores), Gleicy Blank, representando a CTB/ES (Central dos Trabalhadores do Brasil) e FITEE-MG/ES (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino), Antônio de Pádua Araújo, coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Ceará/MOVA-SE, Jackson Andrade, representando o mandato da deputada federal (PT) Jack Rocha e Rosângela Nascimento, diretora da Secretaria de Gênero do SINDIUPES.
Em seguida, palestrantes renomados abordaram temas essenciais colaborando na orientação das lideranças para a tomada de decisões na gestão sindical.
O cientista político Paulo César Borba (Carioca), Secretário de Formação do SINTRACONST (Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil), apresentou o tema “O Mundo em Foco e a Conjuntura Global”, enquanto a doutora em Educação Izaionara Cosmea Jadjesky destacou as habilidades e outros elementos necessários às lideranças sindicais no diálogo com a base, tendo como ponto de partida o tema “Gestão do Conhecimento e as Relações Interpessoais no ambiente de trabalho”.
Fundeb
Temática de grande interesse entre os/as educadores/as, a aplicação dos recursos do Fundeb, o financiamento e o orçamento público ganharam uma abordagem detalhada com a explanação de Antônio de Pádua Araújo, coordenador geral do MOVA-SE/CE, e Rodrigo Agapito, presidente do Conselho Estadual do Fundeb e diretor do SINDIUPES.
Painéis Formativos também contribuíram com o debate sobre “O papel da formação na construção e fortalecimento sindical”, apresentado por Emanoel Sobrinho, mestre em Políticas Públicas e Coordenador de Formação do SINDIUPES.
Comunicação
Em outro momento, os/as participantes assistiram a um vídeo com apresentação do histórico de lutas do SINDIUPES em 2024 e, posteriormente, ocorreu o lançamento de campanhas de comunicação para 2025, com a apresentação do jornalista Marcelo Chagas, especialista em Ciências Políticas e Humanas, Assessor Político do SINDIUPES/ES, AFUSE/SP, SINDIUTE/CE e MOVA-SE/CE.
O primeiro dia do Planejamento Estratégico encerrou com debates e reflexões fundamentais sobre racismo, machismo, inclusão dos funcionários de escola e gestão democrática no sindicalismo.
Essa atividade contou com a contribuição dos/das diretores/as do SINDIUPES Adriano Albertino, professor de História das Redes Estadual e Municipal de Guarapari/ES, Secretário de Assuntos Jurídicos do SINDIUPES e Secretário de Combate ao Racismo da CUT/ES; Gleicy Blank, pedagoga da Rede Municipal de Viana e Secretária de política Sindical do SINDIUPES; Gildo Lyone, professor de Filosofia das Redes Estadual e Municipal de Cariacica, mestre em Educação pela UFES e membro da Diretoria Colegiada do SINDIUPES; e, Júlio Nobre, bibliotecário da Rede Municipal de Cariacica/ES e Secretário de Funcionários de Escola do SINDIUPES.
Homenagem e reconhecimento
Em um momento de grande emoção e saudações, realizou-se uma homenagem aos companheiros Aguiberto Oliveira de Lima e Daniel Silva, membros da Diretoria Colegiada do SINDIUPES, que faleceram neste ano de 2024. Duas grandes lideranças sindicais que contribuíram enormemente com as lutas históricas do sindicato e com o desenvolvimento da educação pública capixaba.
O evento também reservou espaço para agradecimentos e reconhecimento ao trabalho dos/das funcionários/as do SINDIUPES que, pela primeira vez, tiveram a oportunidade de participar das atividades de formação integrados aos/às dirigentes sindicais.
História de lutas
A programação do segundo e último do Planejamento Estratégico, nesta quarta-feira (18), terminou em clima de muita emoção e reafirmação das lutas,
Liderança histórica e uma das fundadoras do SINDIUPES, a professora aposentada da Rede Estadual Solange Ravara fez um relato forte e inspirador sobre os 66 anos da trajetória de lutas do Sindicato, sua vivência no movimento sindical e os novos desafios na nossa organização.
A última mesa abordou “O papel das condenações municipais e a interação com o projeto político-sindical do SINDIUPES”, com a fala de Christovam Mendonça – Doutor em Educação, Secretário Executivo de Direitos Humanos da CNTE-Brasil e Secretário Administrativo-Financeiro do SINDIUPES.
Em linhas gerais, o Planejamento Estratégico 2025 reafirma a legitimidade e a representatividade da atual Direção do SINDIUPES e sua disposição de trabalhar, democraticamente, construindo de forma coletiva o fortalecimento das lutas dos/das trabalhadores/as em educação no Espírito Santo.
Clique aqui e confira outras imagens do evento.