Como resultado das ações de mobilização do SINDIUPES, está garantida a participação do Sindicato na Reunião Extraordinária da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa Estadual-ALES na próxima quinta-feira (08), tendo como tema o ataque brutal ocorrido em escolas da cidade de Aracruz.
A reunião será realizada das 13h às 14h30, com transmissão pela TV Assembleia, e contará com a participação presencial de 10 diretores/as do Sindicato.
Os/as diretores/as terão espaço para expor e reafirmar as propostas do Sindicato apresentadas, em caráter urgente, e confirmadas junto ao governo do Estado em apoio às vítimas, aos familiares e à comunidade escolar de Aracruz, bem como debater e buscar ações concretas de prevenção à violência e combate ao extremismo e ao discurso de ódio que avançam no Estado e no país.
A reunião terá transmissão online e poderá ser acompanhada pelos/as trabalhadores/as em educação e pela população capixaba por meio do link abaixo:
https://www.youtube.com/@assembleiaes
Medidas
Desde o trágico episódio nas escolas de Aracruz, o SINDIUPES iniciou uma grande mobilização para exigir do Poder Público respostas efetivas e garantir apoio às vítimas, familiares e comunidade escolar.
Por meio de ofício encaminhado ao governo do Estado e ao Ministério Público Estadual, no dia 29/11, e em reunião com a Secretaria Estadual de Educação- SEDU, no dia 01/12, o SINDIUPES apresentou e confirmou o encaminhamento de diversas medidas, entre elas:
– Apoio psicológico aos/às professores/as, funcionários/as estudantes e familiares;
– Suporte financeiro para ajuda emergencial, tratamento com fisioterapia e outras necessidades;
– Remanejamento de profissionais (professores/as e funcionários/as) que desejarem atuar em outras unidades de ensino;
– Reforço na segurança escolar;
– Desenvolvimento de um projeto permanente nas escolas com uma Equipe Multidisciplinar para prevenção e combate à violência com foco na Promoção da Paz em todas as redes de ensino.
O SINDIUPES também cobrou a suspensão das aulas nas escolas públicas estaduais e municipais de Aracruz e adjacências até a garantia plena de segurança e condições adequadas ao retorno da comunidade escolar.
Pedido de Audiência
Como parte dessas ações, a Diretoria Colegiada do Sindicato também propôs a realização de uma AUDIÊNCIA PÚBLICA, urgente, na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa Estadual-ALES.
O objetivo é debater os apontamentos feitos pelo Sindicato, além de buscar o apoio dos/as deputados em ações e projetos que sejam capazes de prevenir e combater episódios de violência como o ataque a tiros, ocorrido no dia 25/11, contra a Escola Estadual Primo Bitti e o Centro Educacional Praia de Coqueiral, que resultou na morte de 3 professoras e uma estudante e mais de 10 feridos gravemente.
Por apoio, respeito e valorização!
Basta de violência e discurso de ódio!