Com beleza, alegria e reafirmação das lutas, o SINDIUPES recepcionou nesta quinta-feira (09) lideranças de entidades sindicais para a Reunião do Coletivo Nacional LGBTQIA+ da CNTE-Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, evento que aconteceu em Vitória/ES, até esta sexta-feira(10).
Participam do encontro 45 representantes de 19 entidades sindicais de 15 estados, reunidos com os objetivos de compartilhar experiências, debater os principais desafios e discutir estratégias de luta relacionadas aos direitos das pessoas LGBTQIA+ no segmento da Educação.
O secretário de Direitos Humanos da CNTE e membro da Diretoria Executiva do SINDIUPES, Christovam Mendonça, fez a abertura oficial da Reunião, conduzindo as atividades realizadas no auditório Paulo Freire, na sede do sindicato, em Vitória/ES.
Nas saudações iniciais, houve um acolhimento caloroso por parte dos/as diretores/as Gean Carlos Nunes e Mirna Danuza Fonseca, coordenadores da Secretaria de Promoção dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do SINDIUPES e da Secretária Administrativo-Financeiro da entidade, Lorraine Rangel.
As reflexões e debates contaram com as contribuições de Fátima Silva, Secretária-Geral da CNTE, Janaina Oliveira, presidente do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Walmir Siqueira, Secretário Nacional LGBTQIA+ da CUT, Keila Simpson, presidente da Associação Nacional de Travestis e Transsexuais e Antônio Lopes, da Rede Brasileira de Educação e Direitos Humanos.
Comprometidos com a luta pela dignidade da população LGBTQIA+, também estiveram presentes no evento o senador Fabiano Contarato, a deputada federal Jack Rocha e a vereadora de Vitória Karla Coser, além de representantes do mandato do deputado estadual João Coser, todos/todas parlamentares capixabas do Partido dos Trabalhadores (PT).
Além das apresentações e dinâmicas de formação, as lideranças visitaram dois espaços de referência na defesa de direitos humanos e da democracia, no centro da Capital: a Associação GOLD-Orgulho, Liberdade e Dignidade, onde foram recepcionados pela ativista Déborah Sabará, e o Triplex Vermelho, com a presença do seu idealizador e ex-Secretário de Direitos Humanos no primeiro governo Lula, Perly Cipriano.
A Reunião do Coletivo conta com a presença de dirigentes das seguintes entidades: Sintep/MT, Afuse, Sintese/SE, APP/PR, Apeosp/SP, Sintego/GO, Sindiupes/ES, Sinproja/PE, Sinpro/DF, Sindiute/CE, Sintep/PB, Sintepe/PE, Sinprolem/BA, Sinteal/AL, Sind-Ute/MG, Sepe/RJ, Simpere/PE, Fetems/MS e APLB/BA.
Também participam do evento, representando o SINDIUPES, os/as diretores/as Adriano Albertino, Dorzília Vaz, Elci Lobão, João Paulo Cardozo, Júlio César Alves, Menderson Rezende, Rakel Rissi e Salomé de Sá.
Encaminhamentos
Como resultado dos debates, foram definidos os seguintes encaminhamentos:
Clique aqui para conferir outras imagens do evento