Em meio a relatos de experiências e exposições positivas, mais de 150 professores/as, pedagogos/as e dirigentes sindicais, entre outros/as profissionais da educação, participaram na noite dessa quinta-feira (08) do segundo módulo formativo do 6º Webinário do SINDIUPES com o tema Debatendo a Educação Infantil: do Pedagógico às Vivências.
Com a coordenação dos diretores/as sindicais Mirna Danuza Fonseca e João Paulo Cardozo, o webinário reuniu trabalhadores/as em educação de todas as regiões do Estado, demonstrando a importância desse debate e o interesse da categoria por essa temática.
A atividade foi transmitida pela plataforma Zoom para os/as profissionais em Educação filiados/as, que foram cadastrados/as previamente na Plataforma Digital, obedecendo ao prazo mínimo de sete dias de antecedência ao evento.
Momento formativo
Esse segundo momento formativo contou com a participação de especialistas na área da Educação Infantil, Educação Especial e Gestão Escolar, que, por meio de abordagens bem estruturadas e falas assertivas, contribuíram para importantes reflexões acerca dos eixos temáticos abordados:
• Educação Especial na Educação Infantil: Inclusão e Desafios a serem enfrentados, com exposição da Profa. Doutoranda Rute Leia Silva. Doutoranda em Educação, na linha de Educação Especial e Processos Inclusivos, pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE-UFES), onde também concluiu o mestrado na mesma linha. Possui licenciatura em Pedagogia e é Bacharel em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
“Que escola é essa que estamos construindo a partir dos instrumentos normativos e documentos legais? Por que diante de tantas leis e documentos, a Educação Especial na Educação Infantil ainda provoca tanta instabilidade dentro da escola? Entendo que desafios são possibilidades e, na maioria das vezes, temos que reorganizar o sistema para uma efetiva inclusão, a partir das nossas experiências e repensando as nossas práticas. É necessário ouvir as vozes do espaço escolar que evidenciam essas fragilidades e, a partir daí, compreender as necessidades e nos aproximar das gestões para buscar possibilidades efetivas de inclusão e formação humana”, enfatizou Rute Leia Silva.
• Responsabilidade da Família x Responsabilidade da Escola: como obter educação de qualidade, apresentado pela Profa. Doutora Luana Frigulha Guisso. Doutora em História Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Pós-Doutoranda pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em: A Moderna Educação: metodologias, tendências e foco no aluno pela PUCRS; Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitações em: Supervisão Escolar, Educação Infantil e Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, pela Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz (FACHA).
“A família é o primeiro ambiente de socialização da criança, desempenhando um papel fundamental na transmissão de valores éticos, morais e sociais. Além disso, o acompanhamento constante do desempenho e evolução da criança na escola é essencial para identificar e superar eventuais dificuldades. Por sua vez, a escola, enquanto espaço de construção do fazer pedagógico e do conhecimento científico, precisa encontrar caminhos para se integrar, se unir, com as famílias, identificando os possíveis caminhos para garantir uma educação de qualidade com inclusão e não apenas com a inserção e matrícula do aluno na escola”, destacou Luana Frigulha Guisso.
• Valorização das/os Profissionais: Formação Docente, Condições de Trabalho e os Desafios da Educação Infantil, com apresentação da Profa. Ms. Ana Cristina Fonseca Guilherme da Silva. Mestra em Educação Especial pela UECE/ CUBA. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Getúlio Vargas e em Educação Especial/Deficiência Auditiva pela UNICAMP. Presidente do SINDIUTE/Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza/CE.
“Vivemos em um país onde grande parte das famílias da classe trabalhadora é excluída socialmente e no qual os profissionais da educação possuem jornadas extenuantes, sem condições adequadas de trabalho e ainda sofrem com a desvalorização. Entendo que uma Educação de Qualidade, Democrática e Inclusiva se faz com investimentos e, principalmente, com valorização profissional. Enquanto militantes da educação precisamos lutar, diariamente, contra os ataques constantes ao Orçamento Público que tentam reduzir o financiamento da educação pública. Por isso, é fundamental nos mobilizarmos, enquanto trabalhadores, enquanto sociedade, para fortalecer a luta por remuneração digna, direitos garantidos e formação continuada. Este é um ano eleitoral e precisamos estar atentos às propostas apresentadas para eleger projetos que, realmente, tenham compromisso com a valorização dos trabalhadores em educação, pois defender a Educação Pública é defender Direitos e Democracia”, ressaltou Ana Cristina Guilherme.
Programação
O 6º Webinário Debatendo a Educação Infantil: do Pedagógico às Vivências teve início em 11 de julho com a realização do primeiro momento formativo. Também estão programadas atividades assíncronas, abrangendo um total de 60 horas, a serem desenvolvidas por meio da Plataforma Digital do SINDIUPES.
O/a profissional inscrito, além de assistir remotamente às apresentações e discussões, deverá participar das tarefas complementares e fazer a avaliação final para, então, ter direito ao certificado de 60 horas.
Todas as orientações serão encaminhadas via e-mail e, ao final da formação, os/as participantes receberão o certificado e um kit com publicações e o material completo da formação.
O Webinário integra o Programa de Formação do SINDIUPES e tem como objetivos promover o desenvolvimento e aprofundamento dos saberes e práticas docentes e, assim, contribuir para o processo de formação continuada dos/as trabalhadores/as em educação pública no Espírito Santo.